Lampadário Espírita

Versão para cópia
CAPÍTULO 10

Conscientemente

Integras as novas hostes do Senhor, na qualidade de obreiro da última hora, honrado pela oportunidade de redimir o passado. Nenhuma circunstância casual aparece no teu caminho. Pessoas e acontecimentos foram antecipadamente examinados para que possas seguir com o coração tranquilo e a mente alçada aos cimos da vida exuberante. Espíritos amigos corporificaram-se em membros ativos da tua família ou chegaram de outros clãs para te oferecerem mãos e serviço na tarefa da reestruturação do bem que te compete desenvolver.


Acidentes que surgem ameaçadores, céus que parecem carregados de tormentas, águas que se tisnam subitamente, são concessões-advertência para que nem tudo seja róseo ou enganador e o apelo dos que choram ao rés do chão não desapareça perdido no alarido dos que seguem contigo.


Por essa razão não cultives azedume, seja qual for o motivo que te convoque à amargura.


Se muita coisa te parece injusta e enfloresce a intolerância deste ou daquele teor, recorda que o passado é meirinho pontual a aparecer e reaparecer, chamando a atenção.


Cultiva, assim, o otimismo e a paciência sem cessar.


Aprofunda meditações nos preciosos conceitos da mensagem consoladora de Jesus, seguindo conscientemente.


Quando te falem que este é o momento da Ciência, pensa e vive a ideia da fraternidade com todas as criaturas.


Quando te informem que esta é uma hora própria para a Filosofia, pensa e vive a arte de servir.


Quando te exponham que hoje comporta uma nova Religião, pensa e vive o amor.


Quando te apontem jovens em correria tresloucada ou velhos que tombaram, inermes, nas seduções enganadoras, não reclames nem imponhas normas de conduta; pensa e vive com sobriedade e ética, expondo quando possível as razões da tua conduta inspirada no Modelo Excelente de todos nós.


* * *

Nem sempre conviverás com os que chegaram para ajudar-te. Alguns seguirão, apressados, mais além.


Emudece o reproche ou a censura. Os espíritos seguem o rumo que melhor os atrai. Possivelmente longe de ti poderão elaborar novas ações, renovar-se, e aprenderão com a vida. Para onde se dirijam, encontrar-se-ão consigo mesmos, preparando-se para a grande experiência do Alem-Túmulo...


Usa a feliz ocasião que te surge e refaze as lições.


A carne é veículo transitório e abençoado instrumento para o espírito aprender na Academia terrestre através do processo incessante da evolução.


Invectivando contra o abuso do poder, a rapina social e a degeneração dos costumes, Jesus foi enérgico e veraz, mas não permitiu, uma vez sequer, que as querelas dos obsidiados pelo jugo da posse e iludidos pelo prazer perturbassem a Sua paz e integridade no magistério de vivência com os sofredores do mundo, ensinando-nos, dessa forma, como proceder e avançar na direção de Deus...


NOTA — Tema para estudo: L. E. — Parte 2a — Cap. II — Materialismo.


Leitura complementar: E. — Cap. VII — Mistérios ocultos aos doutos e aos prudentes. — Itens 7/10.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 10.
Para visualizar o capítulo 10 completo, clique no botão abaixo:

Ver 10 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?