Dimensões da Verdade

Versão para cópia
CAPÍTULO 43

ESCÂNDALOS

Os dicionários definem o verbete escândalo como sendo: "Ocasião de erro ou pecado. Diz-se particularmente da ocasião de pecado, produzido pelo mau exemplo".


No entanto, há escândalo e escândalo. "Melhor é entrar na 5ida, disse Jesus, sem o membro escandaloso do que com ele"... "O escândalo é necessário"...


Alcibíades, o general ateniense depois de muita celeuma em torno da própria conduta, mandou cortar a cauda do seu cão de estimação, que lhe custara uma fortuna e todos admiravam, para causar um escândalo.


Cornélia, a célebre mãe dos Gracos, interrogada por uma rica patrícia de Campânia sobre suas jias, apresentou-lhe os filhos, dizendo: "Eis as minhas jias e adornos preciosos", escandalizando a amiga.


Júlio César, ao retornar das Gálias, contraiu altos empréstimos para construir uma residência suntuosa; antes, porém, de habita-la mandou que a demolissem, erguendo sobre os escombros outro palácio mais luxuoso, para escandalizar Roma.


Guatimozim, o último imperador indígena do México, condenado por Cortês a ter o corpo untado e erguido sobre brasas, escandalizou os espanhóis, quando o seu secretário, que sofria o mesmo martírio, gritou: "Deixa-me falar. Não suporto mais". — "E eu, respondeu o imperador, estarei, por acaso, sobre um leito de flores"
* * *

A atitude de firmeza que manténs em relação à conduta cristã e espírita a muitos escandaliza.


Mais outro não pode ser o caráter do aprendiz do Evangelho, Ha companheiros que dizem conciliar os interesses do mundo com os objetivos do espírito.


São cristãos, e alguns se afirmam espiritistas convictos e atuantes.


Vivem, porém, conforme os padrões comuns.


Se negociantes, jogam nos torneios altistas, ambiciosos atormentados.


Se profissionais deste ou daquele ramo do saber, lutam com quaisquer armas, tendo em vista o triunfo imediato.


Se agricultores, exploram a terra e os ajudantes, pensando a penas em si.


Se industriais, negociam por processos escusos.


Se servidores públicos, negam-se ao dever da pontualidade e da execução das tarefas, seguindo os exemplos dos maus funcionários...


Fazem e vivem o que fazem e como vivem aqueles que não se identificaram com as lições da Verdade.


E referem-se aos adeptos sinceros com epítetos deprimentes e zombeteiros, açulando neles mesmos o culto da personalidade, que os arrasta a posições lamentáveis e ociosas.


Creem diversos obreiros cristãos da atualidade, na impossibilidade de viverem com retidão, quando triunfalmente campeiam a rapina, a ambição desmedida, a desonestidade, o abuso do sexo, a mentira, a leviandade e todo um séquito de "maus exemplos" que, no entanto, já não produzem escândalos.


Ao tempo do martirológio, de tão grandiosos testemunhos, a ocasião de servir ao Cristo não era diferente e as condições sociomorais da Terra não eram diversas.


Sucede que os cristãos de hoje o são sem Cristo.


Cidadãos do mundo, servem-se, apegados a ele.


Por isso, produze tu o escândalo, dando fiel cumprimento aos impositivos da fé, que medra vitoriosamente no solo do teu espírito.


Para ferir-te, argumentarão contigo que é loucura ser pobre, quando facilmente se pode aumentar as posses...


Dirão que os dias de honra já se foram...


Afirmarão que a fé não deve interferir nas atividades da vida cotidiana...


Não os ouças. Demora-te seguro e porfia.


Nos At, capítulo vinte e seis, versículo vinte e quatro, consta a anotação: "E aduzindo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: — "Estás louco, Paulo, muitas letras te fazem delirar".


Na propagação, defesa e vivência da verdade muitos pereceram não se considerando o número colossal dos que passaram por dementes e loucos, não escapando à classificação o próprio Mestre e os seus discípulos. No entanto, graças a eles, respiras no clima mental de esperança evangélica, quando os escândalos da hora presente produzem crimes, conduzindo o homem pelos caminhos sombrios do desespero e do autocídio.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 43.
Para visualizar o capítulo 43 completo, clique no botão abaixo:

Ver 43 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Atos 26:24

E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo: as muitas letras te fazem delirar.

at 26:24
Detalhes