O Evangelho Segundo o Espiritismo

Versão para cópia
CAPÍTULO XXVIII

COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

AOS ANJOS GUARDIÃES E AOS ESPÍRITOS PROTETORES
• Item 11 •
Prefácio. Todos temos, ligado a nós, desde o nosso nascimento, um Espírito bom, que nos tomou sob a sua proteção. Desempenha, junto de nós, a missão de um pai para com seu filho: a de nos conduzir pelo caminho do bem e do progresso, através das provações da vida. Sente-se feliz, quando correspondemos à sua solicitude; sofre, quando nos vê sucumbir.
Seu nome pouco importa, pois bem pode dar-se que não tenha nome conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como nosso anjo guardião, nosso bom gênio. Podemos mesmo invocá-lo sob o nome de qualquer Espírito superior, que mais viva e particular simpatia nos inspire.
Além do Anjo guardião, que é sempre um Espírito superior, temos Espíritos protetores que, embora menos elevados, não são menos bons e magnânimos. Contamo-los entre amigos, ou parentes, ou, até, entre pessoas que não conhecemos na existência atual. Eles nos assistem com seus conselhos e, não raro, intervindo nos atos da nossa vida.
Espíritos simpáticos são os que se nos ligam por uma certa analogia de gostos e pendores. Podem ser bons ou maus, conforme a natureza das inclinações nossas que os atraiam.
Os Espíritos sedutores se esforçam por nos afastar das veredas do bem, sugerindo-nos maus pensamentoAproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes facultam acesso à nossa alma. Alguns há que se nos aferram, como a uma presa, mas que se afastam, em se reconhecendo impotentes para lutar contra a nossa vontade.
Deus, em o nosso anjo guardião, nos deu um guia principal e superior e, nos Espíritos protetores e familiares, guias secundários. Fora erro, porém, acreditarmos que forçosamente, temos um mau gênio ao nosso lado, para contrabalançar as boas influências que sobre nós se exerçam. Os maus Espíritos acorrem voluntariamente, desde que achem meio de assumir predomínio sobre nós, ou pela nossa fraqueza, ou pela negligência que ponhamos em seguir as inspirações dos bons Espíritos. Somos nós, portanto, que os atraímos. Resulta desse fato que jamais nos encontramos privados da assistência dos bons Espíritos e que de nós depende o afastamento dos maus. Sendo, por suas imperfeições, a causa primária das misérias que o afligem, o homem é, as mais das vezes, o seu próprio mau gênio. (Cap. V, nº
4) A prece aos anjos guardiães e aos Espíritos protetores deve ter por objeto solicitarlhes a intercessão junto de Deus, pedir-lhes a força de resistir às más sugestões e que nos assistam nas contingências da vida.


Acima, está sendo listado apenas o item 11 do capítulo 28.
Para visualizar o capítulo 28 completo, clique no botão abaixo:

Ver 28 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 5:6

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

mt 5:6
Detalhes

Mateus 5:6

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

mt 5:6
Detalhes

Mateus 5:10

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

mt 5:10
Detalhes

Mateus 5:10

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

mt 5:10
Detalhes

Mateus 5:11

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

mt 5:11
Detalhes

Mateus 5:12

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

mt 5:12
Detalhes

Mateus 6:9

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

mt 6:9
Detalhes

Mateus 6:10

Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

mt 6:10
Detalhes

Mateus 6:11

O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

mt 6:11
Detalhes

Mateus 6:12

E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

mt 6:12
Detalhes

Mateus 6:13

E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

mt 6:13
Detalhes

Mateus 10:28

E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

mt 10:28
Detalhes

Mateus 18:20

Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou eu no meio deles.

mt 18:20
Detalhes

Atos 2:17

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;

at 2:17
Detalhes

Atos 2:18

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

at 2:18
Detalhes

Joel 2:29

E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

jl 2:29
Detalhes

Mateus 23:25

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade.

mt 23:25
Detalhes