Pensamento de Emmanuel (O)

Versão para cópia
CAPÍTULO 2

Advertências Proveitosas

Emmanuel


Em que objeto centralizas a tua crença, meu amigo? Recorda que é necessário crer sinceramente em Jesus e segui-lo, para não sermos confundidos.


(Vinha de Luz)


O novo crente flagela a quantos lhe ouvem os argumentos calorosos, azorragando costumes, condenando ideias alheias e violentando situações, esquecido de que a experiência da alma é laboriosa e longa e de que há muitas esferas de serviço na casa de Nosso Pai.


(Vinha de Luz)


Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança.


(Vinha de Luz)


As dificuldades de qualquer natureza são sempre pedras simbólicas, asfixiando-nos as melhores esperanças do dia, do ideal, do trabalho ou do destino, que recebemos na glória do tempo.


É necessário saber tratá-las com prudência, serenidade e sabedoria.


(Reformador – Outubro/1952)


O dinheiro é sempre bom quando com ele podemos adquirir a simpatia ou a misericórdia dos homens.


(Paulo e Estevão)


Se procuras, amigo, a luz espiritual: se a animalidade já te cansou o coração, lembra-te de que, em Espiritualismo, a investigação conduzirá sempre ao Infinito, tanto no que se refere ao campo infinitesimal, como à esfera dos astros distantes, e que só a transformação de ti mesmo, à luz da Espiritualidade Superior, te facultará acesso às fontes da Vida Divina.


(Pref. Mensageiros)


Lembra-te de que os problemas se estendem ao infinito. . .


Cada ser, cada criatura, cada consciência possui necessidades diferentes entre si.


(Reformador – Fevereiro/1953)


É muito fácil falar aos que nos interpelam, de maneira a satisfazê-los, e não é difícil replicar-lhes como convém aos nossos interesses e conveniências particulares; todavia, dirigirmo-nos aos outros, com a prudência amorosa e com a tolerância educativa, como convém à sã doutrina do Mestre, é tarefa complexa e enobrecedora, que requisita a ciência do bem no coração e o entendimento evangélico nos raciocínios.


(Vinha de Luz)


.

A luta em família é problema fundamental da redenção do homem na Terra. Como seremos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda não aprendemos a servir cinco ou dez criaturas? Esta é indagação lógica que se estende a todos os discípulos sinceros do Cristianismo.


(De Pão Nosso)


Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação, que é a companheira dileta do amor.


(De Vinha de Luz)


A imaginação não é um país de névoa, de criações vagas e incertas. É fonte de vitalidade, energia, movimento. . .


(De Roteiro)


Nosso corpo espiritual, em qualquer parte, refletirá a luz ou a treva, o céu ou o inferno que trazemos em nós mesmos.


(De Roteiro)


A noção de cárcere, como a dor do remorso, nunca foram observadas no horizonte azul nem no canto dos pássaros, simplesmente porque residem dentro de nós.


(De Renúncia)


.

As mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que faças o inventário de tuas próprias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor.


(Prefácio de Os Mensageiros)


.

O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberá a justa recompensa, mas o sorriso amigo é uma bênção para a eternidade.


(De Pão Nosso)


Não te mortifiques pela obtenção do ensejo de aparecer nos cartazes enormes do mundo. Isso pode traduzir muita dificuldade e perturbação para teu espírito, agora ou depois.


(De Vinha de Luz)


Em toda tarefa lembra-te do Cristo e passa adiante com o teu esforço sincero. Não perturbem as desconfianças, a calúnia e a má-fé, atento a que Jesus venceu galhardamente tudo isso!. . .


(De Paulo e Estevão)


A verdade para ser totalmente compreendida precisa ser tratada entre corações da mesma idade espiritual.


(De 50 anos depois)


.

Não se colhe a verdade, na vida, como quem engaiola uma ave na floresta.


A verdade é luz. Somente o coração alimentado de amor e o cérebro enriquecido de sabedoria podem refletir-lhe a grandeza.


(De Roteiro)


Amealharás enorme fortuna, todavia ignorarás, por muitos anos, a que região da vida te conduzirá o dinheiro.


(De Vinha de Luz)


Esqueçamos os velhos caprichos do nosso "eu", que, muitas vezes, nos prendem a escuras ilusões.


(De Reformador de outubro/1953)


Não creias em salvadores que não demonstrem ações que confirmem a salvação de si mesmos.


(De Caminho, Verdade e Vida)


Abstenhamos de maldizer onde não possamos louvar.


(De Renúncia)


Hoje, como ontem, Jesus prescinde das nossas guerrilhas de palavras, das nossas tempestades de opinião, do nosso fanatismo sectário e do nosso exibicionismo nas obras de casca sedutora e miolo enfermiço.


(De Ave, Cristo!)








Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 2.
Para visualizar o capítulo 2 completo, clique no botão abaixo:

Ver 2 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?