Triunfo da Vida Sobre a Morte, O

Versão para cópia
CAPÍTULO 16

# NAS TREVAS DO GETSÊMANE

Depois de deixar o recinto do cenáculo, onde celebrara a última ceia com seus discípulos, encaminhou-se Jesus para o horto das oliveiras, onde costumava orar.


Devia ser pelas 10 horas da noite da quinta-feira. Na entrada do horto deixou os seus discípulos, levando consigo apenas três: Pedro, Tiago e João, esses três confidentes que, uma semana antes, haviam presenciado a glória do Mestre transfigurado no Tabor.


Um pouco mais adiante, deixou também esses três, dizendo: "Vigiai e orai, enquanto eu vou mais adiante orar. " Estranhamente, porém, esses três não estavam ainda sintonizados com o espírito do Mestre. Adormeceram em vez de vigiar com ele, apesar do Mestre lhes haver dito: "Minha alma está numa tristeza mortal. " Tão intensa foi a sua angústia que chegou a suar sangue, bradando a Deus: "Pai, se possivel, passe de mim este cálice sem que eu o beba. " (Veja capítulo seguinte.) É este o brado do seu Jesus humano. Mas logo o seu Cristo divino interveio, dizendo: "Contudo, não se faça a minha vontade, mas sim a tua. " No dia seguinte, no Calvário, se repetiria esta luta do seu ego humano e do seu Eu divino, fazendo Jesus clamar: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Mas logo o seu Cristo divino superaria o seu Jesus humano e acrescentaria: "Meu Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito. " Repetidas vezes, o seu ego humano tenta revoltar-se contra o Eu divino, mas este continua sempre vitorioso; nem uma única vez o Jesus humano conseguiu prevalecer contra o Cristo divino.


Na vida do Nazareno, como se vê, há uma constante evolução, uma progressiva cristificação, até poder dizer finalmente: "Está consumado. " Por fim, voltou Jesus a ter com seus discípulos e os encontrou dormindo. E disse-lhes: "Então não pudestes vigiar comigo uma hora? Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca. "








Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 16.
Para visualizar o capítulo 16 completo, clique no botão abaixo:

Ver 16 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?